terça-feira, 10 de novembro de 2009

Genésis 11: 1-9 - Globalização




E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala, excepto Jobabe que era meio gaga sendo por isso gozada e difamada nas filas para as couves nas feiras e nas praças e nas tabernas onde os homens se sentavam a beber vinho usando a mesma língua.

E estando fartos de viver no sítio onde viviam partiram do oriente entoando canções pelo caminho e parando de vez em quando para descansar e aliviar-se que tendo sido feitos à imagem do SENHOR sofriam das mesmas necessidades. E estavam aliviando-se, sempre na mesma língua, quando acharam um vale lá para os lados de Sinar e ali resolveram habitar porque ali havia muitos sobreiros e arneiros e valas e poucas manifestações de professores.

E disseram uns aos outros ao mesmo tempo e depois à vez: Eh pá, façamos tijolos e queimemo-los bem. E fizeram tijolos e queimaram-nos bem e voltaram a fazê-los porque os outros estavam muito queimados e assim andaram a queimar e a fazer tijolos até os tijolos estarem na medida certa.

E disseram: Eh pá, que fazemos com tantos tijolos? E assim ficaram a olhar desanimados para a pilha de tijolos que tinham andado a fazer, sempre em silêncio na mesma língua. E alguém disse: Eh pá, façamos uma cidade cujo cume toque nos céus e façamos um nome antes que sejamos todos deportados.

E olharam todos para aquele que tinha falado pensando todos que tinha bebido vinho a mais mas este já estava empilhando tijolos, mesmo os queimados, com tal empenho e alegria que todos quiseram empilhar tijolos para ver quem é que empilhava mais sem que estes caíssem.

O SENHOR, tendo pouco trabalho, resolveu descer, ou subir, conforme o ponto de vista, para ver a torre mais alta que os filhos doj'omens edificavam. E vendo-os tão divertidos falando a mesma língua quis também experimentar.

Mas o SENHOR, em toda a sua glória, derrubou sem querer um tijolo da base e a divina torre caiu e o povo riu-se em uníssono na mesma língua da falta de jeito do SENHOR e este ficou tão chateado que os espalhou sobre a face de toda a terra para não ouvir as gargalhadas de escárnio e a construção da cidade ficou embargada tendo o SENHOR chamado Babel aquele sítio por ter ficado confuso.

2 comentários:

camponesa pragmática disse...

ahahahaahahahahhahaah
amigo, isto é maravilhoso B))))

leste bem o original? deus era mesmo mau tipo, porra pá. com deuses destes ninguém precisa de inimigos B|

Dr. Scepticu disse...

Li, pá. Tinha um mau feitio do caraças. É que tinha de ser tudo como ele queria e quando se passava era pior que sei lá o quê. Fosga-se! B|