quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Génesis 26: Isaac dá continuidade à chulice do pai, para alegria do SENHOR

Houve uma grande fome. E o SENHOR fez aparecer uma loja do Rei dos Frangos ao lado das tendas de Isaac e nunca este ou a sua família passaram fome.


"Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis." - Explicou o SENHOR aos famintos que abandonou, pois nenhum dos mandados, preceitos, estatutos ou leis do SENHOR tinha por finalidade a dignidade dos seres humanos, mas antes a satisfação dos mais injustos caprichos divinos.

E Isaac foi habitando em várias terras e, para defender o próprio cu da hostilidade dos nativos, foi apresentando Rebeca como irmã e prostituindo-a, tal como Abraão fizera com Sara. Por sorte naquele tempo as pessoas não pensavam tanto nas coisas e não sofriam tanto. As fotografias existentes mostram uma Rebeca feliz.


Isaac fez isto na terra de Abimeleque e o SENHOR castigou Abimeleque, que acreditou na mentira de Isaac, e louvou Isaac, porque Isaac era filho de Abraão que era descendente de Noé que era descendente de Seth, único filho de Adão e Eva que se aproveitou, visto os outros dois terem sido parte activa e passiva no mesmo homicídio.

E Isaac foi expulso por Abimeleque e pelo seu povo, que pouco depois acharam melhor não se separarem de Isaac sem fazerem antes as pazes com ele.
– O SENHOR é contigo, Isaac. Haja agora juramento entre nós e façamos aliança. Não nos faças mal, como nós nunca te fizemos, e vai em paz. Agora tu és o bendito do SENHOR – Disse Abimeleque.

A bíblia não explica por que raio Abimeleque se acagaçou, mas este pode ser bem o episódio que, enquanto confirma a existência de uma máfia a fazer propostas irrecusáveis na sombra, marca o surgimento da diplomacia (uma máfia fora da sombra), pela transformação de um “Nunca mais te quero aqui, minha grande besta” num “Nunca mais te quero aqui, meu querido amigo”. E fizeram um grande banquete e tudo, para celebrar esta paz pelo-sim-pelo-não, antes de cada um ir para seu lado.

E quando tinha 40 anos Esaú casou com duas mulheres que não se deram bem com os pais dele.

7 comentários:

carlopod disse...

Foi deste Rei dos Frangos que sugeriste que eu ficasse fã no Facebook?!!! :-/

camponesa pragmática disse...

sim! andava à procura de uma imagem e descobri que têm página lá.

Anónimo disse...

Que Rebeca rabiteza!!:D

Anónimo disse...

Não se deram bem com os pais dele? Terão ficado ofendidas por não se terem organizado orgias incestuosas em honra delas? :/

camponesa pragmática disse...

eram umas enjoadas.

acho que ainda não te disse que sempre que vejo aquele anjo de casaco de peles no teu post choro a rir. onde encontraste aquela patetice adorável? B')

Dr. Scepticu disse...

Mau. Já começam a aparvalhar. Isto estava tão sério. Havia necessidade de meter frangos ao barulho? :|

camponesa pragmática disse...

Um franganito sempre mata a fome :/