quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Génesis 31: 1-26 (Versão americana) - Espera aí!


Ora Labão não gostou da brincadeira de descascar canas porque dessa forma Jacob estava a conseguir levar sempre a melhor: quando Labão dizia que os salpicados seriam o salário de Jacob, só nasciam salpicados, e quando ele dizia que seriam os listrados, só nasciam destes.

Por fim, Jacob cresceu tanto que Labão e os filhos de Labão já lhe davam pelo calcanhar e, apercebendo-se disso, começaram a dar-lhe dentadinhas, todos juntos, para parecer uma grande dentada.

E o SENHOR, lembrando-se de Nietzsche, disse a Jacob:
– Não queiras ser um ídolo com pés de barro.
– Porquê?
– Sai desta terra e torna à terra da tua família. JÁ! – E o SENHOR deu graças a Deus por ter inventado a obediência cega, que dava especialmente jeito quando os crentes não percebiam nada e tinha de os pôr a mexer só com persuasão.

Jacob obedeceu e partiu com a família e com os camelos, mas antes Raquel roubou a Labão um souvenir da Torre Eiffel que lhe tinha sido oferecido por um sobrinho emigrado.


Quando Labão percebeu que Jacob tinha partido, foi atrás dele e, ao avistá-lo, disse:
– Espera aí! – Mas havia três dunas entre eles, o vento não soprava a jeito e Jacob nada ouviu.

Labão levantou as saias e correu, correu, correu, até ficar a meia duna de distância, e parou para gritar, mas precisou recuperar o fôlego, o que deu a Jacob mais uma duna de avanço, ficando outra vez longe demais.

Passaram-se assim muitos dias e muitas noites, e quando Jacob adormecia e Labão estava quase a apanhá-lo, adormecia também e não conseguia.

Por vezes, o vento soprava de Labão para Jacob, e Labão aproveitava para o chamar, mas o grito coincidia com uma depressão entre dunas e só a primeira parte do som chegava intacto a Jacob que, quando olhava em volta, nada via.

Outra vez, Labão caiu num buraco fundo e estreito e foi necessário montar uma operação de resgate com helicópteros e reportagens em directo, e depois de o salvarem Labão não pôde regressar à perseguição sem antes ir às urgências tirar a areia.

Quando Labão estava no buraco

6 comentários:

Dr. Scepticu disse...

Isto em série de TV era coisa para durar 6 temporadas, com cada uma a acabar com Labão quase a apanhar Jacob B)

camponesa pragmática disse...

Já está nas 1001 Noites. Há lá um livro só com contos de Labão atrás de Jacob.

Foi nesse livro que se inspirou o autor do Marco, que andava atrás da mãe...

camponesa pragmática disse...

Quer dizer: o Marco andava atrás da mãe.
O autor do Marco acho que não...

Dr. Scepticu disse...

Isso do autor do Marco andar atrás da mãe do Marco parece-me invenção da tua parte.

Dr. Scepticu disse...

Quer dizer, se fosse assim ele tinha-a encontrado logo no 2º episódio, né? Ou era masoquista?

carlopod disse...

ando para aqui há dois dias a pensar nesse fragmento em que se revela que o SENHOR é Nietzscheniano. Acho que vamos revolucionar a Filosofia.