quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Génesis 31 - 1-29 (Versão Europeia) - O Fugitivo

E os filhos de Labão começaram a queixar-se:

- Jacob tem a maioria das acções de tudo o que era de nosso pai e do que era de nosso pai fez esta glória. Assim não pode ser. - e saíram de palco, indo beber cervejas nos bastidores.

Jacob apercebeu-se da discussão e reparou que Labão já não o olhava da mesma maneira, sentindo que a paixão esmorecera. Estava numa de ir pedir desculpa quando o SENHOR, com aquele jeito que ele tem para aparecer exactamente no momento certo para impedir uma prevenção de catástrofe, disse a Jacob:

- Volta para a tua terra, pá! Volta para lá e leva a tua parentela que eu serei contigo. - e piscou o olho.

Sensibilizado, Jacob reuniu o rebanho e mandou chamar Raquel e Lia. Enquanto descascava uma laranja, falou às duas mulheres e às cerca de 900 ovelhas:

- Vejo que o rosto do vosso pai já não é o mesmo. Acho que anda chateado comigo. Ontem belisquei-lhe uma nádega e ele não foi para comigo como dantes.
- Nosso pai saiu em viagem há 2 semanas. Não terás beliscado antes... - Raquel coçou a vista, atingida pelos esguichos da laranja de Jacob.
- Vós sabeis que que tenho servido a vosso pai com todo o esforço que posso. Até dormi com as suas filhas e tudo e sabe DEUS o que isso me custou. - comeu um gomo - Mas o vosso pai mudou-me o salário 10 vezes, com a desculpa da crise e mais não sei o quê. - cuspiu o gomo, porque a laranja era azeda - Porém, o SENHOR não me permitiu que lhe fizesse mal. Ele causa dilúvios, extermina povos, animais e répteis, dizima populações inteiras mas lá assassino ele não é. O vosso pai dizia-me assim: "Os salpicados serão o teu salário". Então o SENHOR ia às escondidas e salpicava o gado. Depois o vosso pai dizia-me assim: "Os listrados serão o teu salário". E o SENHOR ia de noite e listrava o gado. E foi assim que o SENHOR me deu todo o gado de vosso pai, sem cometer nenhum crime e em perfeita legalidade.

Lia dormitava apoiada no ombro de Raquel, que lia a TV 7 Dias.

- E um dia estava eu com os bodes a cobrir as cabras e imaginei que eram todos salpicados, listrados e malhados. E um dos bodes falou comigo, mas mais tarde vim a saber que era um anjo do SENHOR, apenas um muito feio. E disse-me: "Jacob!". E eu disse: "Estou aqui!". E ele disse: "Vês que os bodes são todos salpicados, listrados e malhados?". E eu: "Sim". E ele: "Então volta para a tua terra.".

Ao ouvir isto, Lia espevitou e Raquel pôs as mãos na cintura:
- Então e nós, como é que é? Ficamos sem nada? Não fomos teu salário também? Não somos listradas nem malhadas, tirando as sardas da Lia. Leva-nos mas é contigo e faze como o teu DEUS mandou.

E Jacob reuniu os seus filhos, as suas mulheres e o seu gado e fugiu enquanto Labão estava a tosquiar as ovelhas(1). E Raquel levou também uns bibelots. E Jacob logrou Labão, o arameu, porque não lhe disse que ia fugir.

Labão levou 3 dias a dar pela ausência de Jacob, das mulheres de Jacob, dos filhos de Jacob e do gado de Jacob.

Ao fim de 3 dias saiu a correr, levando os irmãos, e só parou quando o SENHOR lhe passou uma rasteira e lhe disse, sussurrando: "De Jacob não falarás nem bem nem mal". E ao fim de 7 dias, Labão alcançou Jacob na montanha de Gileade. E disse-lhe:

- Olha lá, pá, então tu foges, levas-me as filhas e nem sequer deixas um bilhete? Andamos a brincar ou quê? Quer dizer, podia ter feito uma festa de despedida com música e gajas e isso mas tu não! Não tivesses tu as costas quentes e ias ver o que te acontecia!

(1) - Ou Labão tosquiava muito devagar ou tinha muitas ovelhas. Esta última hipótese é improvável, uma vez que nesse momento pertenciam quase todas a Jacob.

2 comentários:

camponesa pragmática disse...

ah, amigo, gosto muito do esguicho de laranja e da mana a dormitar enquanto a outra mana lia a tv 7 dias :')

camponesa pragmática disse...

eram uns betinhos, tinham sempre as costas quentes estes descendentes de adão...