segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Êxodo 1 - "Eia!", disse o novo faraó


Continuando a viver no Egipto, os filhos de Israel prosperaram e multiplicaram-se de tal maneira que a terra se encheu deles, e teriam sido felizes para sempre se um novo faraó, que não conhecera José, não tivesse tomado o poder.
– Eia! - Disse o novo faraó. – O povo dos filhos de Israel é muito e mais poderoso do que nós. Vamos fazer-lhes a vida negra de todas as maneiras.

E assim, os egípcios forçaram os filhos de Israel a uma vida de servidão e cobraram-lhes pesados impostos, mas quanto mais os afligiam, mais eles se multiplicavam. Então o faraó reuniu com as parteiras e ordenou-lhes que, a partir daí, quando as hebreias dessem à luz meninos, os matassem, deixando viver apenas as meninas.

As parteiras temeram a ira do SENHOR e não obedeceram ao faraó, conservando os meninos com vida. Então o faraó mandou chamá-las outra vez.
– Eia! - Disse. – Mas que merda é esta? Não vos disse para matarem os miúdos?! Querem lá ver que temos de nos chatear? - E deu um murro na mesa.
Mas as parteiras não se deixaram intimidar e, mentindo, explicaram que, muitas vezes, quase sempre, as hebreias davam à luz sem chamar parteira, pelo que não tinham tido oportunidade de matar os meninos.

E o SENHOR, agradecido, fez bem às parteiras, aumentando e fortalecendo o seu povo, dando-lhes casas em bairros chiques.

Então o faraó, irritado, falou ao seu povo:
– Eia! - E ordenou que os novos meninos fossem lançados ao rio, devendo as meninas ser guardadas com vida.
– Mas, senhor, se o que queres é enfraquecer o povo de Israel, porque ordenas isto ao teu próprio povo? - Perguntou um egípcio.
– A bíblia assim diz e não se fala mais nisso. - Respondeu o faraó, corando de vergonha e de raiva. – Eia! - Acrescentou, dando um murro no púlpito.

4 comentários:

Dr. Scepticu disse...

"Eia!". Adoro quando dizem isso. Soa tão idiota. Ainda mais quando são pessoas importantes.

camponesa pragmática disse...

Está na bíblia!

Dr. Scepticu disse...

Eu sei B) É bom demais para ser verdade. Mas é, está lá. Deus é grande. Eia.

camponesa pragmática disse...

eia!