segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Génesis 34: 3-31 - A vingança dos irmãos de Dina


E Siquém apaixonou-se por Dina e falou-lhe afectuosamente, e Hamor, pai de Siquém, foi pedir a Jacob que deixasse Dina ser mulher do seu filho, que pagaria por ela um grande dote, o que Jacob quisesse. E propôs ainda que se juntassem como povo, e tomassem as mulheres uns dos outros, e fizessem grandes rebanhos com os animais de todos e uma grande terra com as terras de todos, e que vivessem em paz, achando graça aos olhos uns dos outros.

E os irmãos de Dina disseram, em coro, mas mentiam, que só os aceitariam como povo na condição de excisarem os seus prepúcios, pois homens por circuncidar eram uma vergonha para eles, e os homens de Hamor consideraram a circuncisão, e viram que era boa, pois faria deles um povo com grandes rebanhos e muitas mulheres, e assim amputaram todos os prepúcios.

E ao terceiro dia, quando os homens de Hamor estavam cheios de dores, estendidos, a dizer que iam morrer, os irmãos de Dina, Simão e Levi, entraram na cidade e, cada um com a sua espada, mataram Hamor, Siquém e todos os outros homens, e tomaram Dina da casa de Siquém e saíram. Depois voltaram e saquearam a cidade, e tomaram tudo o que nela havia, as suas ovelhas, e as suas vacas, e os seus jumentos, e todos os bens, e levaram presos os meninos e as mulheres.

E voltaram à cidade uma última vez, e foram ao interior das casas, e roubaram as roupas das mulheres, e vestiram-se com sedas e enfeitaram-se com jóias, e puseram perfumes, e deixaram-se estar.
– Quando era miúdo não queria ser um saqueador. – Disse Simão a Levi, enquanto se olhava ao espelho e passava baton nos lábios.
– Como te compreendo, meu irmão. - Respondeu Levi. - Fica-te bem esse vermelho, mas devias experimentar um menos alaranjado. – E passou a Simão outro baton.
– Estou giro?
– Estás giríssimo, muito mais natural...


E Jacob, sabendo de tudo isto, disse-lhes:
– Que vergonha! Com que cara vou aparecer agora entre os moradores desta terra, entre os cananeus e os perizeus? Ainda por cima, são mais que os meus: se se juntam, nada poderei contra eles.
– Devia Siquém tratar a nossa irmã como uma qualquer? - responderam Simão e Levi, indignados.
– E que figura é a vossa, assim pintados? – Enfureceu-se Jacob, reparando melhor nos filhos. – Vão já lavar-se e vestir roupas decentes!

3 comentários:

Anónimo disse...

"(...) e assim amputaram todos os prepúcios."
Assim como quem diz, viveram felizes para sempre.
B')
Eu acho que baton, seja em mulher seja em homem, fica bem é o encarnadão voluptuoso.lolol

Dr. Scepticu disse...

Ahhhh... outra Circuncisão Party B')

macelo adu disse...

DEUS DEIXA TUDO ACONTECER, E OS IRMÃOS DE DINA FEZ A COISA CERTA