sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Génesis 38: 19-30 – A questão do véu e o exame anal


Nos versículos anteriores a bíblia não explica bem se Judá tomou Tamar por prostituta porque não a reconheceu, visto ela ter o rosto coberto, ou se no Antigo Testamento era costume as prostitutas terem o rosto coberto: «E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto». E estes versículos agora pior ainda, porque começam por dizer que Tamar tirou o véu e vestiu os vestidos de ser viúva. Portanto: véu = desonestidade; sem véu = boa senhora. Ou assim parece. Também acho que falar com os outros com véus ou óculos escuros em frente aos olhos é, no mínimo, má-criação.

Em geral a bíblia é um mau documento porque parte do princípio que os leitores serão sempre pessoas próximas e que sabem, por exemplo, por que é que um bolo sem fermento é melhor que um bolo com fermento e o que era pôr sacos nos lombos enquanto ritual fúnebre (e nos lombos de quem?). Uma pessoa do séc. XX ou XXI não tem com o que preencher estas lacunas, excepto pela leitura de uma boa história da vida privada, parece-me. Hm.

Tamar concebeu de Judá e conseguiu que este não a queimasse na fogueira, ao sabê-la grávida, fazendo-o compreender que esperava descendência sua. Mas Judá também nunca mais quis saber dela:
– Sai-me já daqui que me fazes nervos e eu não me posso enervar! – Disse-lhe Judá, indo a correr medir a tensão arterial.

Tamar teve gémeos. A parteira fez-lhe um exame anal umas semanas antes do parto e viu logo:
– Tem aqui dois meninos. - Disse-lhe.
E quando o primeiro gémeo meteu a mãozinha de fora, a parteira pôs-lhe uma fita vermelha no pulso. Mas então o segundo esgadanhou o da fita todo e saiu primeiro, e chamaram-lhe Perez. E ao primeiro, mas que ficou para o fim, chamaram Zerá.

Só ainda apareceram dois pares de gémeos, mas já se nota alguma má vontade do narrador divino contra estes duplos nascimentos.

2 comentários:

Dr. Scepticu disse...

Onde é que já vi um episódio desses do exame anal... ?

Anónimo disse...

Outra vez modo analista! B) :)

Este é o segundo par de gémeos! Engalfinham-se sempre.