segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Génesis 41 - Vacas gordas e vacas magras


Dois anos depois, tinha José trinta anos, o faraó sonhou que sete vacas magras e feias comiam sete vacas bonitas e gordas. Noutra noite, o faraó sonhou que sete espigas pequenas e queimadas devoravam sete espigas cheias e boas. E não sabia o que pensar destes sonhos. E o copeiro, que afinal não era ingrato, mas esquecido ou interesseiro, lembrou-se de José e contou ao faraó como ele tinha interpretado correctamente o seu sonho e o do padeiro. E o faraó mandou chamar José e José lavou-se muito lavadinho, pôs roupas novas e foi, porque o libertaram. E interpretou os sonhos do faraó:
– É um sonho só. Haverá sete anos de fartura e depois sete anos de fome. – E disse ao faraó que devia poupar alimentos durante os sete anos bons.

O faraó ficou deslumbrado com tanta sabedoria e bom senso, mas não escreveu livros com donzelas e mancebos ingleses, e antes fez de José governador do Egipto, ofereceu-lhe um anel, roupas de linho, e chamou-lhe Zafenate-Paneia e deu-lhe por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.
– Zafenate-Paneia? Porquê um nome tão feio, senhor? – Questionou José.
– Porque sim. – Respondeu o faraó, depois de pensar um bocado.

E aconteceu como nos sonhos do faraó e na interpretação de José e houve sete anos de fartura, que ficaram conhecidos como "tempo das vacas gordas", até hoje, mas não como "tempo das espigas cheias e boas", não se sabe porquê. E José guardou muitos mantimentos e quando eram mais que a areia do mar cansou-se de contá-los. E mandou fritar bolos e cobri-los com açúcar e canela e disse:
– Estes bolos chamam-se farturas, pois os fiz no tempo da fartura. – E assim é até hoje, embora os significados de "Queres fartura? Eu dou-te a fartura!" e de "Queres farturas? Eu dou-te farturas!" sejam bem diferentes.


E nesse tempo nasceram a José e Azenate os filhos Manassés e Efraim.

Depois começou o tempo da fome. E o faraó não disse ao povo "Vai à mãe que te dê mais", disse "Ide ao José que vos venda pão". E de todo o Egipto o povo foi comprar pão a José; e das outras terras, também.

3 comentários:

Dr. Scepticu disse...

GOSTO DE FARTURAS!

Dr. Scepticu disse...

Que faraó burro B(

Anónimo disse...

Um grande bem haja ao José, grande homem, soube vingar na vida. Uma espécie de rainha da sucata, do 8 ao 80. José e as mil e umas farturas. Viva José.