segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Êxodo 2 - Moisés foge para o Brasil

E foi um homem a casa de Levi e casou com uma filha de Levi, porque era bem educado.

E a mulher concebeu e deu à luz, só por ter casado, e no mesmo instante nasceu um menino, que, apanhando a mãe de surpresa, caiu de cabeça sobre uma ovelha que por ali andava a ser apascentada. O menino era formoso e por essa razão foi fechado durante 3 meses na arca do enxoval.

Quando o cheiro das fraldas por mudar e o som do choro se tornaram insuportáveis, resolveu colocar o puto num cesto e mandá-lo rio abaixo, porque era uma boa mãe. A irmã, tia do menino, ficou à coca, para ver o que acontecia.

Aconteceu que o cesto foi atracar junto do local onde a filha do faraó tomava banho, 2 metros mais abaixo. E esta viu o cesto e esta mandou uma das criadas averiguar. E a criada, abrindo o cesto, viu um menino formoso a chorar.

- É dos hebreus, este. - disse, após ver a pilinha formosa do menino formoso.

Então a sua irmã disse: "Devo chamar uma criada hebraica para apascentar esta criança?". E a filha do Faraó disse: "Vai". E a criada foi e chamou a mãe do menino.

E disse-lhe a filha do Faraó: "Leva este menino e apascenta-mo.". E a mulher levo-o e criou-o. E quando este já era grandote, trouxe-o de volta e a filha do Faraó chamou-lhe Moisés, pois tinha sido tirado das águas (ao invés de Poisés, ideia sugerida por ter sido retirado de um cesto).

===== PUBLICIDADE =====


CAJADO APASCENTADOR: Cansado de apascentar? As ovelhas não são suficientemente apascentadeiras? Use JÁ o fiel CAJADO APASCENTADOR. O fiel CAJADO APASCENTADOR apascenta o seu rebanho enquanto você vai beber uma bica ou apalpa a coxa de alguém. Baseado em tecnologia divina*, o CAJADO APASCENTADOR saltita em redor do rebanho emitindo sons e ladrando quando necessário. Pode ser usado em casa para apascentar as suas mulheres, para que se inclinem perante si ou escondam a sua face.

* Orações não incluídas.

===== PUBLICIDADE =====

E andava Moisés a passear quando viu um hebreu ser espancado por um egípcio. Não esteve com meias medidas e matou o agressor, escondendo o corpo e assobiando para o ar. No dia seguinte encontrou dois hebreus a discutir por causa de um lugar de estacionamento e disse a um deles:

- Por que feres teu próximo?
- Vais matar-me como mataste o egípcio? - respondeu-lhe.
- Opá, fui descoberto.

E tinha sido mesmo descoberto. O Faraó, ao saber do homicídio, mandou matar Moisés. Mas este foi mais esperto e escondeu-se junto a um poço.

Certo dia, 7 raparigas vieram tirar água para encher os bebedouros do pai(1). Mas os apascentadores, conhecidos arruaceiros já referenciados nesta obra, expulsaram-nas dali com piropos brejeiros. Moisés, que era um homicida cavalheiro, defendeu-as e eles correram assustados por verem surgir de repente um desconhecido barbudo, aos gritos, por detrás do poço.

O pai, ouvindo este relato das 7 filhas, ao mesmo tempo, mandou chamar Moisés e ofereceu-lhe uma das moças, Zípora, que Moisés aceitou de bom grado, engravidando-a em sinal de agradecimento. À criança chamou Gérson, porque esta é uma versão brasileira da Bíblia.

E aconteceu que depois de muitos dias morreu o Faraó e os escravos, principalmente os professores, começaram a mandar vir. Entre gritos de "assassinos", clamaram pelo SENHOR.

E o SENHOR ouviu os gritos e lembrou-se que tinha um acordo qualquer com Abraão, Isaac e Jacob.

(1) Os bebedouros eram do pai, mas não para uso deste. Quem bebia eram os rebanhos.

7 comentários:

camponesa pragmática disse...

o meu deus. o cajado apascentador.

Dr. Scepticu disse...

Vais adquirir um, amiga?

camponesa pragmática disse...

é o meu sonho desde há uns anos para cá. visito regularmente o ebay, para ver se aparece algum, mas todos os que surgem bons são bidados num ápice e os que demoram a desaparecer precisam de reparação. o meu mecânico não é mau, mas prefiro comprar pronto a usar.

Dr. Scepticu disse...

Ia perguntar-te se conheces algum produto eficaz contra o bicho do apascentamento mas assim é escusado.

camponesa pragmática disse...

ah

© Maria Manuel disse...

boa publicidade. já a história é muito intricada para a minha mente simplória. acontecem muitas coisas e eu assim não me oriento, camponesa. a gente somos gente simples, ele é casamentos, gravidezes, meninos ao rio, mortes, poços, meninas assustadas, escravos, profes, isto tinha que ser mais lento como nas novelas... e quem era o tal do Moisés sempre a aparecer?

camponesa pragmática disse...

este tens de perguntar ao dr. scepticu. mas o moisés é O MOISÉS. the one and only. o das barbas, do mar com risca ao meio e dos mandamentos. um hit bíblico.