segunda-feira, 1 de março de 2010

Êxodo 14: O truque do mar

O SENHOR continuou a dar instruções contraditórias a Moisés, sobre como ajudaria os filhos de Israel a libertarem-se do faraó enquanto, ao mesmo tempo, endureceria o coração do faraó para dificultar a mesma libertação.

Durante a fuga do Egipto, digno de nota é o acampamento dos filhos de Israel em Pi-Hairote, por questões de simpatia fonética: Pi-Hairote rima com piparote.

Ora, o faraó (de coração endurecido pelo SENHOR) perseguia os filhos de Israel e aproximava-se muito, de forma que estes, amedrontados, clamaram ao SENHOR:

– Como é que se chama o SENHOR? – Perguntou um filho de Israel, a acenar às nuvens com os olhos postos no céu.
– Aparece quando lhe dá na telha, mas…
– Dou-lhe uma telha ou dou-lhe com uma telha? – Quis saber o primeiro, que era um bocado surdo e só fixava as últimas palavras das frases.
– Não. O SENHOR aparece quando quer, normalmente a meio da noite, quando estamos com roupa imprópria e profundamente adormecidos.
– Como os sonhos? – Disse um terceiro, desconfiado.
– Não vás por aí! – Ameaçou o segundo, abrindo muito os olhos.
– Por onde? – Perguntou o primeiro.

Continuaram nisto até que o SENHOR decidiu aparecer a Moisés:
– Por que é que pararam de fugir e correm em círculos, como baratas tontas? – Perguntou o SENHOR a Moisés, franzindo o nariz e apontando para os filhos de Israel. – Diz-lhes que continuem a marchar. Quando chegarem ao mar, levanta a tua vara, estende a tua mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Assim aconteceu, tendo Moisés aberto o mar para os filhos de Israel passarem, fechando-o logo a seguir, quando o faraó, todos os cavalos do faraó, os seus carros e os seus cavaleiros se encontravam no meio do mar.

2 comentários:

© Maria Manuel disse...

o Senhor devia andar cansado para ter essas contredições. até admira como se lembrou do tal truque do mar.

Pedra Gomes disse...

Ouvido hoje na TSF: "O Ipad é a tábua mais cobiçada desde que Moisés recebeu os 10 mandamentos."