quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Êxodo 20: 1-2 – Catástrofe vulcânica

A meio da encosta, o povo voltou a descer porque o monte tinha começado a deitar uma baba espessa, escura por fora e laranja incandescente por dentro, que lhes magoava os pés, chegando mesmo, em alguns casos, a desfazê-los.

Os que ficaram sem pés não conseguiram descer, só os outros. Os que ficaram só com um pé desceram ao pé-coxinho, expressão inventada por essa ocasião. Moisés estava entre os que escaparam com os dois pés ilesos porque era descendente de Adão e o SENHOR sempre teve preferência pelos descendentes de Adão.

– Calem-se! Deus também é esta mistela que vos queima os pés. E agora vai falar. - Disse o monte.

O povo, os sacerdotes e Moisés tinham descido e olhavam aterrorizados para a fúria do SENHOR.

O SENHOR, com afectação reaccionária, ignorou o povo e os sacerdotes e, dirigindo-se apenas a Moisés, deu-lhe um enorme sermão sobre ser o seu deus, o único. E ditou-lhe os dez mandamentos.

As condições sonoras na base de um vulcão em erupção não são as melhores, havendo até muitos casos relatados de surdez temporária de pessoas que são submetidas a tais fúrias da natureza, mas Moisés era tão especial que ouviu distintamente a voz do SENHOR no meio da confusão e, pondo-se de joelhos, teve presença de espírito para escrever o que ouvia.

Outros ao seu lado não tiveram a mesma sorte, embora tivessem pedra. Do seu sacrifício nasceu o fabuloso bife na pedra. Mal passado.

Sem comentários: