quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Génesis 13 - Abrão muda as tendas

O Faraó não matou Abrão ao saber que a septuagenária que andava a papar era a mulher de Abrão, e não a sua irmã. Por essa razão houve grande discussão lá em casa pois a mulher de Abrão sentiu-se usada e enganada pelo marido que a calou prometendo-lhe mudar de casa para evitar ouvir os comentários dos vizinhos.

Então caminharam, ele, a mulher, Ló, os servos e o gado de todos, para Betel e até ao altar que ali tinha construído e foi nesse local que, farto dos gritos da mulher, invocou o nome do SENHOR com um "Valha-me DEUS", que fingiu não ouvir porque era uma coisa lá deles.

E repararam que havia pouco espaço para tanto gado e já não se podia dar um passo sem pisar uma bosta, para além de que também ali habitavam os cananeus e os perizeus que não viram com bons olhos a chegada sem convite de milhões de cabras e camelos, tal tinha sida a dedicação da mulher de Abrão. E também os pastores dos rebanhos de Abrão e de Ló começaram a implicar uns com os outros e a chamarem-se nomes e a pôr as bostas do seu gado nos terrenos do outro e a fazer outras coisas más, que os pastores são pessoas de difícil trato e muito dadas a conflitos e que discutem por tudo e por nada.

Então Abrão chamou Ló e com ela teve a seguinte conversa:

- Não haja contenda entre tu e eu nem entre os nossos pastores já que somos irmãos.

Ló, vendo o caso mal parado e receosa de uma vida de prostituição, negou ser irmã de Abrão, que as suas irmãs eram boas produtoras de gado mas ela havia coisas que não fazia.

- Não é nada disso, pá! Já viste que há tanto espaço e não temos necessidade de viver todos no mesmo sítio? - e Abrão raspou a sola da chinela numa pedra e viu se tinha tirado tudo.

E Ló, que até essa altura tinha andado com os olhos postos no chão, levantou a cabeça e viu o que Abrão via e que era muito terreno regado e fértil.

- Se escolheres ir para a direita, irei para a esquerda.
- Escolho a direita.
- Então irei para a esquerda. - e Abrão sorriu.
- Está bem, esquerda.
- Então irei para a direita. - e Abrão sorriu.
- Iremos para a direita.
- Não! Tu vais para a esquerda, eu para a direita. - Abrão não sorriu.
- Eu vou... qual é a esquerda?
- É para esse lado. - Abrão apontou com o seu fiel bastão para oriente.
- Vens comigo?
- Não. Irei para este lado. - Abrão apontou para ocidente.
- Não percebo.
- Cada um vai para seu lado.
- Ahhhhhh.

E Abrão reuniu o seu gado e os seus servos e a sua mulher e dirigiu-se para Ocidente, sendo seguido por Ló que foi apedrejada pelos pastores.

E habitou Abrão na terra da Canãa e o SENHOR falou-lhe:

- Levanta os olhos(1) e olha para Norte, para Sul, para Oeste e Este.

E Abrão olhou para Norte, Sul, Oeste e Este e viu Ló andando em círculos. Mas o SENHOR continuou:

- Toda esta terra que vês é tua e a ti e à tua descendência pertencerá para sempre nem que para isso tenham eles de fazer guerras. Percorre-a em comprimento e largura pois é tua.

Dito isto foi o SENHOR dizer o mesmo a outras pessoas porque o SENHOR sempre foi um brincalhão.

E Abrão montou as tendas naquele local e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom, e ali edificou um altar ao SENHOR, que na altura era o equivalente a uma fossa pois em cada sítio que ocupavam tinha de haver uma.

(1) Andar cabisbaixo era um defeito de família. Sentar-se torto também e por várias vezes o SENHOR disse a Abrão: "Senta-te direito à mesa!".

11 comentários:

Anónimo disse...

Fiel bastão?
Lool, não me digas que Abrão era a Laisa, isto é, também tinha um canivete suíço, um chapéu de feltro e fazia "grhhuummhhrrrrrmm" quando se ria ou falava.

Dr. Scepticu disse...

Eu não digo nada que a Bíblia não diga também. Deus me livre.

carlopod disse...

essa Ló tem um nome de tia que Deus me livre! vê-se logo que é de boa descendência.

Dr. Scepticu disse...

É muito rasca fazer a piada de "Dizem que era cá um pão..." ?

camponesa pragmática disse...

se for sobre um homem que passe a ferro (em inglês, iron man), é até obrigatório.

camponesa pragmática disse...

Amigo, "e Abrão raspou a sola da chinela numa pedra e viu se tinha tirado tudo" é do melhorio/piorio, chorei a rir e reli várias vezes B')

Não é Ló, mas Lot! A versão que estamos a seguir é em português do Brasil, é copiada de um site brasileiro, tem os nomes mais ridículos porque completamente adaptados.

Se bem que Ló lembrando Pão de Ló não deixa de ser bonito :')

carlopod disse...

também gostei muito da cena da chinela. imaginei logo o charlton heston a fazê-lo, deve tê-lo feito em metade dos filmes onde entrou.

camponesa pragmática disse...

esse fez de moisés, não foi? mas não reparei no pormenor da chinela B/

carlopod disse...

não era cena que entrasse nos filmes; eu queria dizer era que ele entrou em tantos fílmes bíblicos e afins que deve ter precisado de o fazer umas poucas vezes. só me diverti um pouco a pensar que podia ser o charlton heston, mánada.

Dr. Scepticu disse...

O Charlton Heston não entrou no Danças com Lobos? >B)

Sim, imaginá-lo a fazer tal coisa é muito giro :') Quer dizer, às tantas até há alguma cena cortada num dos DVD. No Ben-hur ou isso.

camponesa pragmática disse...

Ah, ok, Carlos :D:D

Só se foi a fazer de lobo, mas o lobo podia jurar que foi feito pelo Patrick Swayze B)