quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Génesis 14 - O resgate de Lot


O SENHOR fez acontecer a guerra de quatro reis contra cinco – Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma (e daqui vem a expressão “é um gajo bera”, porque outra coisa não podia ser o rei de Sodoma, até hoje presente, em espírito, em alguns códigos penais), a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Bela/Zoar –, com o propósito da queda dos reis de Sodoma e Gomorra e da captura de Lot que, depois da separação de Abrão, tinha acabado a viver em Sodoma. Todos os bens de Sodoma e Gomorra foram tomados e Lot não foi poupado.

Abrão, que tinha muitos olhos e muitos ouvidos, soube disto, e juntou um exército de 318 criados, todos nascidos em sua casa, e perseguiu os quatro reis, vencendo-os, e resgantando Lot, seus bens, as mulheres e o povo.

O rei de Sodoma ficou muito agradecido a Abrão e foi encontrá-lo no Vale de Salve, o vale do rei, assim conhecido por se cumprimentarem as pessoas com salves ao passarem aí umas pelas outras.

– Salve, Abrão, cheio de graça, o SENHOR é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto… – começou o rei de Sodoma perante Abrão.
E Abrão, que era muito gajo, não gostou de ouvir esta insinuação e, puxando os cabelos ao rei de Sodoma e aplicando-lhe uma joelhada nas costas, fê-lo cair ao chão, indefeso, cobrando-lhe explicações: – Entre as mulheres?! Bendito é o fruto?!
– Ai, ai! Ai, ai! Estás-me a aleijar! – Ainda conseguiu dizer Bera. Quando Abrão acabou de o submeter mal conseguia falar e passou-se um bocado até Bera conseguir tossir um pedido de desculpas:
– Confundi-me todo, Abrão do Deus Altíssimo, perdoa-me.
– Entre as mulheres?! Eu?! – Insistia Abrão, amofinadíssimo.
Bera pediu perdão mais dez vezes e, da cada vez, Abrão foi ficando menos vermelho e mais calmo.
Por fim, Abrão largou Bera e este, já de pé, disse a Abrão:
– Dá-me a mim as pessoas de Sodoma, e os bens toma para ti.
– Nem penses! – Disse-lhe Abrão. Lá porque não acabei contigo não quer dizer que aceite favores teus. Não hás-de dizer que me enriqueceste. – E fez tenção de correr atrás de Bera e este desatou a fugir pelos campos, desaparecendo enquanto o diabo esfregava um olho, não se sabe exactamente qual.


William-Adolphe Bouguereau
Dante and Virgil in Hell, 1850

8 comentários:

Dr. Scepticu disse...

AHAHAH! Os diálogos, meu DEUS, os diálogos! B')

Dr. Scepticu disse...

"– Ai, ai! Ai, ai! Estás-me a aleijar! "

:D

camponesa pragmática disse...

Esta última cena (do diálogo/joelhada), excepto na parte da recusa dos bens, foi completamente inventada B)

Dr. Scepticu disse...

Destruíste o realismo do blog B/

camponesa pragmática disse...

Poderás perdoar-me, oh Grande Scepticu? B|

Dr. Scepticu disse...

Como poderemos acreditar em ti agora que confessaste inventar diálogos? Também inventaste descrições e acontecimentos? FALSEASTE INFORMAÇÃO, HÃ?!

Abstenho-me. O Senhor Jesus Cristo te julgará.

carlopod disse...

ela quis dizer que já não se lembra bem

camponesa pragmática disse...

isso :|