terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Êxodo 3: 1-3 - A sarça ardente

Moisés apascentava o rebanho do sogro quando teve uma ideia:
– Vou levar o rebanho atrás do deserto! - E pôs-se a andar com o rebanho, que dar a volta ao deserto, mais para mais a apascentar, custa e demora.

Chegado atrás do deserto, Moisés levou o rebanho para perto de uma sarça, sentou-se a comer da marmita e a olhar para a sarça, até que uma chama apareceu no meio da sarça, porém a sarça não se consumia, e daqui concluiu Moisés que só podia ser um anjo do SENHOR.
– Oh! É um anjo do SENHOR! - E Moisés limpou uma lágrima. – Estava a ver que não.


Este é Moisés hollywoodizado, em modo épico. Na verdade, estamos a falar de um pastor do deserto, um homem simples que não abria os braços nem os olhos perante os anjos do SENHOR, antes temia: o SENHOR, a sua própria sanidade mental.

– Vtttt! Voou-me outra vez o chapéu. - Disse Moisés quando o entusiasmo perante a sarça ardente esmoreceu.

O calor, no deserto, não é brincadeira. Sobretudo quando atinge a cabeça. E se a nós, hoje em dia, é por vezes difícil conceber o mundo, imagine-se quando os anjos do SENHOR andavam à solta.

Este episódio é célebre e, se escrevermos "sarça de Moisés" ou "Moisés e a sarça" ou mesmo e apenas "sarça ardente", no Google, achamos muitos textos e imagens, especialmente imagens de sarças ardentes, e até há fotografias actuais da sarça ardente de Moisés, mas apagada.

Se calhar, a maioria das pessoas arrumou a bíblia onde arrumou as outras histórias fantásticas, sendo que a bíblia, mesmo entre as histórias fantásticas híbridas, 1001 noites, odisseia, etc, tem o estatuto especial reforçado de habituar dois mundos, ambos fantásticos: sim, é literatura; mas há umas sarças ardentes espalhadas por aí... apagadas, claro, que os tempos são outros.

Acho fascinante como é que pessoas normais, hoje, pessoas que pensam, pessoas que sabem distinguir a pessoa mentalmente sã da pessoa que alucina, consideram a possibilidade de ter existido um tempo, no mundo, em que alucinar não era um problema, mas sinal de se ser um escolhido de deus.

Das duas, uma: ou os actuais esquizofrénicos são escolhidos de deus, descendentes de Seth, Noé, Abraão, Moisés (não passando necessariamente por Jesus), que parecem loucos aos olhos dos outros humanos todos visto não ser costume, na maioria das famílias, receber a visita de anjos do SENHOR, muito menos do SENHOR em pessoa ou em três pessoas, o que é pior ainda; ou os antigos escolhidos de deus eram esquizofrénicos. Uma coisa num tempo e outra noutro é que não pode ser.

6 comentários:

Dr. Scepticu disse...

Tem calma, pá! ACALMA-TE CARAÇAS!

Dr. Scepticu disse...

Vttttt >B)

camponesa pragmática disse...

Vtttt! B))

Anónimo disse...

Engraçado né?existem loucos sim e sempre existiu....mas a palavra de Deus é uma inspiração dle q foi transmitida por meio dos seus discipulos....
Agora o que não pode é existir religiões que burlam e modificam a palavra pro seu próprio querer.Como dizem as Escrituras Sagradas:Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana,mas as pessoas eram guiadas pelo Espirito Santo quando anunciava a mensagem que vinha de Deus. 2Pedro 1:21

Anónimo disse...

Já que foi dito neste texto tal ignorância, sinto-me obrigado a dizer ao ignorante que fala de doenças mentais, que a esquizofrenia não é cientificamente comprovada se é passada por genética, meios ou n fatores. A próxima vez que você for argumentar sobre que as pessoas escolhidas por Deus tem algum tipo de transtorno mental ou algo do gênero, seja menos infeliz em argumentos e use palavras que não fujam das Escrituras Sagradas. Use argumentos menos genéricos, mais profundos e convincentes, e mostre fontes científicas da sua "tese" de que tais homens tinham problemas mentais.
obrigado.

Ana Paula disse...

Deus é aquele que cuida das pessoas, até mesmo quando elas estão no deserto quente com um rebanho para cuidar. Ele escolhe pessoas que se dispoem a trabalhar integralmente na obra. Estas não sofrem alucinações, pois sempre estão sóbrias e de olhos e ouvidos abertos a ouvir a voz do Espírito Santo. hoje, ontem e sempre existirão essas que se dedicam inteiramente ao anjo do Senhor, que a propósito é o próprio Deus, sendo apenas um, Ele não se restringiu a falar apenas no passado. Hoje se você quiser, abra o seu coração que Ele falará contigo. Jesus está voltando. Cuidado para não ficar nesse mundo com o príncipe das trevas. que Deus abençoe vocÊs